O TABNET é um aplicativo desenvolvido pelo DATASUS que disponibiliza informações sobre saúde pública que servem para subsidiar análises objetivas da situação sanitária e tomadas de decisão baseadas em evidências.
Agora, esta versão multiplataforma, possibilita a apresentação dos dados, tanto em seu desktop quanto nos tablets e smartphones de qualquer fabricante.
O processo "Tabulações" deste novo aplicativo foi dedicado a extração de dados, mediante os filtros convencionais do Tabnet original.
Os dados obtidos por estas tabulações permitem a mensuração do estado de saúde da população que é uma tradição em saúde pública e teve seu início com o registro sistemático de dados de mortalidade e de sobrevivência. Hoje, são possíveis tabulações sobre Estatísticas Vitais - Mortalidade e Nascidos Vivos, informações Epidemiológicas e Morbidade, Indicadores de Saúde, Assistência à Saúde da população, Rede Assistencial hospitalar e ambulatorial, o Cadastro dos Estabelecimentos de Saúde, além de informações sobre Recursos Financeiros e informações Demográficas e Socioeconômicas.
Em outras informações de saúde são apresentados links para os sites gestores de saúde, como é o caso de Saúde Suplementar, que endereça as páginas de informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.
A Coordenação de Disseminação de Informações em Saúde - CGDIS do DATASUS, dirigida pelo servidor Haroldo Lopes, vem buscando a melhoria e a facilidade de acesso à informação em saúde pelos gestores de saúde pública.
O uso sistemático e oportuno cada vez mais frequente de smartphones e tablets como meio eficaz de acesso a informação na internet, mobilizou esta equipe para desenvolver uma aplicação compatível com os dispositivos móveis, criando o Tabnet Móvel
Esta aplicação, design e código fonte, foi desenvolvida pela servidora Regina Weigert, utilizando o framework bootstrap 3.2, HTML5 e linguagem php.
A adaptação do Tabnet original, em linguagem DELPHI, foi feita em colaboração com o servidor Celso Escobar, responsável pelo suporte ao sistema.
A equipe de qualidade e suporte contou com a participação dos Servidores Luiz Fernando Aguiar, Luiz Carlos Miranda Frota, Marisa Mayrink e pelo colaborador Ricardo Rochfort.
O trabalho de qualidade envolveu a racionalização e ergonomia do processo de operação do aplicativo pelos usuários, bem como a racionalização das informações.