Os arquivos em formato Help para Windows permitem uma consulta rápida e eficiente à CID-10, seja utilizando-os isoladamente ou chamando-os dentro de um programa.
Estes arquivos utilizam os recursos padrão do Help para Windows, com todos os recursos de hipertexto, estruturação (conteúdo) e pesquisa (índice e localizar).
Para instalá-lo, devem ser seguidos os passos indicados:
Execute o programa CID10HLP.EXE. Será perguntado se é desejado abrir ou salvar o arquivo. Escolha abrir (ou executar).
Observação: dependendo de seu navegador, pode ser dada apenas a opção de salvar o arquivo. Neste caso, salve-o em uma pasta de trabalho e execute-o a partir desta pasta.Será apresentada a seguinte tela. O programa sugere expandir para a pasta C:\CID10\. Se desejado, escolha outra pasta, digitando a sua localizações ou utilizando o botão "Browse".
Ao clicar no botão "Unzip", os arquivos serão expandidos para a pasta escolhida.
![]()
Crie um ícone na área de trabalho para ter acesso ao Help, utilizando os recursos padrão do Windows:
clique na área de trabalho (desktop) ou em outra pasta de interesse com o botão direito e selecione a opção Novo.
No sub-menu, escolha Atalho.
Na janela Criar Atalho, preencha o campo Linha de Comando com C:\CID10\CID10.HLP (alterando a pasta, se necessário).
Clique em Avançar.
Na janela Selecionar Título para o programa, aceite a sugestão ou escolha um outro nome de interesse. Clique em Concluir.
Dependendo da versão de seu Windows, alguns passos podem ser ligeiramente diferentes.
Para chamar o arquivo de Help de dentro de um programa, devem ser utilizados os recursos padrão dos procedimentos de ajuda, de acordo com a linguagem utilizada (Visual Basic, Delphi etc.).