Perguntas Frequentes

CadSUS
1. 4- Abri o aplicativo e no momento de conectar, dá "Erro na validação do operador"
O aplicativo foi configurado para uma Base de Dados, e por algum motivo não está conseguindo conectar a mesma. Remova o arquivo de configuração (CadNacional.ini ou Centralizador.ini) e refaça a configuração. Caso o passo anterior não tenha sido bem sucedido, verifique a última mensagem do arquivo de Log para tentar solucionar o problema.
2. 5- No momento de Carga nas Tabelas, o sistema diz que está faltando tabela
Este erro ocorre quando o aplicativo foi configurado para um determinado estado e os arquivos de carga são de outro, ou os arquivos de carga das tabelas não estão no diretório apontado.
3. 6- No momento de configuração o número de controle da máquina não é gerado
Este caso pode acontecer quando o número da máquina não foi selecionado ou foi utilizado o mouse e não o teclado no momento de Salvar. Em versões anteriores a 02.05, isso poderá acontecer no caso do windows não estar retornando o número de instalação para o programa. Neste caso, a melhor solução seria a substituição do sistema pela versão 02.05, que gera um número aleatório para a instalação do Windows nesse caso.
4. 7- No momento de geração do número de máquina na configuração, o número é gerado com vários zeros
Como a geração no número na máquina utiliza uma chave fornecida pelo Sistema operacional Windows, e já foi identificado algumas falhas nessa geração devido a bugs de algumas versões do Windows, solicitamos que seja feita a atualização (update) no Windows junto a Home Page da Microsoft para corrigir este erro.
5. 8- No momento de gravar uma informação, ocorre um erro
Todas as mensagens de erros são gravados em um arquivo de Log. No caso do CadSUS é LogCadNacional.txt, ou no caso de Centralizador é LogCentralizador.txt. As traduções das mensagens mas freqüentes estão neste documento.
6. 9- Posso instalar o CadSUS e o Centralizador na mesma máquina ?
Sim. Lembrando que, para os dois utilizarem a mesma base, o Centralizador deve ser instalado primeiro, e o CadSUS Cliente para rede. Isso para evitar que fiquem duas Bases na mesma máquina. Caso esta situação não tenha importância, não existe problema nenhum de ter duas bases e ser gerado arquivos de transmissão do CadSUS para o Centralizador para a mesma máquina.
7. 10- Se eu desinstalar o CadSUS ou o Centralizador e perco a Base de Dados ?
No caso de InterBase sim. No momento de desinstalação o desinstalador remove tudo aquilo que ele próprio colocou no micro. Para evitar esta perda, recomendamos que seja feito cópias (backup) freqüentes.
8. 11- Se eu instalar os aplicativos por cima dos já existentes na máquina, perco a Base de Dados ?
Não. No momento de instalação, o mesmo nunca sobrepõe o arquivo gdb
9. 12- Eu posso começar a digitação no CadSUS mono-usuário (InterBase) e depois centralizar em um Centralizador Oracle ?
Sim. Se as máquinas digitadoras gerarem os disquetes com as informações para o Centralizador, não faz diferença ser Oracle ou InterBase a Base do Centralizador. Agora se objetivo é começar a digitação em mono-usuário e depois ligar as máquina em rede, o processo já se torna mais complicado, pois primeiro todas as informações nas máquinas digitadoras terão que ser passadas para a Cetralizadora por disquete, e as instalações do CadSUS refeitas, só que agora para rede.
10. 13- Qual a capacidade do Banco Interbase ? Será que meu município terá que utilizar Oracle ?
De acordo com informações encontradas na Home Page da Borland (distribuidora do Banco) o InterBase pode trabalhar com 32TB, mas o máximo já registrado foi 200 GB. Levando em conta que um registro do CadSUS utiliza em média 1 Kb, deve-se fazer um estudo baseado na quantidade de habitantes de cada município. Mais informações sobre o InterBase são encontradas na Home Page da Borland www.borland.com
11. 14- No momento de salvar o domicílio, o sistema está dizendo que o cep não está batendo com o logradouro informado, ou vice versa
O mecanismo de busca de endereços faz uma pesquisa tentando comparar o Cep com o Logradouro digitado. Como grande parte dos municípios do país não são mapeados por cep, o mecanismo não terá utilidade nesses casos. Lembrando que o mecanismo de busca serve apenas para ajudar e não para bloquear uma digitação que o próprio pode julgar incorreta.
12. 15- Quando inicio o Aplicativo, o Windows exibe mensagens de erros, tipo: "Parâmetro incorreto", ou sucessivas mensagens de erros. O que é isso ?
Como o aplicativo é um aplicativo grande e que utiliza um Banco de Dados, pode ser que em algum momento o Sistema Operacional não esteja com memória disponível o suficiente, gerando erros sucessivos. Neste caso, seria bom reiniciar o Sistema Operacional.
13. 16- Mesmo utilizando um Banco de Dados como Interbase, corro o risco de perder tudo que foi digitado ?
Sim. Recomendamos que seja feito backups freqüentes do arquivo CNSNAC.gdb (no caso de InterBase). Este em alguns casos poder ser corrompido, e perdido. E se não houver de onde recupera-lo, o Arquivo (Banco de Dados) será perdido.No caso de Oracle, contate o Administrador do Banco para que o mesmo faça os backups constantes.
14. 1- Instalei o CadSUS e o mesmo não conecta a Base
Verifique se o Interbase 6 já está instalado. Caso contrario, instale-o. Verifique se o Banco está rodando. Caso contrário ative-o pelo Painel de Controle ou reinicie o computador, que o mesmo é ligado automaticamente. Verifique a senha de conexão com o banco de dados na tela de configuração.
15. 2- Instalei ou reinstalei o CadSUS e o mesmo não abriu mais a tela de configuração
No caso de uma reinstalação, o arquivo de configuração (CadNacional.ini ou Centralizador.ini) já está presente na máquina. Caso deseje reconfigurar a máquina desde no inicio, remova o mesmo, que está no diretório do Windows (raiz).
16. 3- Instalei ou reinstalei o CadSUS e o mesmo não pediu para dar carga nas tabelas.
No caso de uma reinstalação, a Base de Dados não é sobrescrita, permanecendo com suas informações preservadas. Caso deseje começar tudo no inicio, desinstale o aplicativo e certifique-se que o arquivo de configuração (CadNacional.ini ou Centralizador.ini) e a base de dados (CNSNAC.gdb) foram removidos.
Voltar para Perguntas Frequentes


Ministério da Saúde / DATASUS - Departamento de Informática do SUS
Espl. dos Ministérios Bloco G Anexo A, 1ºand - sala 107 Cep:70.058-900 -
Copyright © 2008 - Datasus. Todos os direitos reservados.
Créditos | Acessibilidade |