Casos de Hanseníase no TABNET : ampliação da base de dados.

Casos de Hanseníase no TABNET : ampliação da base de dados.

Por solicitação da Coordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação – CGHDE/DEVIT/SVS-MS, foi ampliado o escopo de abrangência dos dados a serem processados pelo TABNET. Sendo assim, com base nas notificações dos casos de Hanseníase coletadas através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), a ferramenta TABNET contempla os dados sobre a doença, desde 2001 até 2015.

Os dados por ano de diagnóstico (período de avaliação) do SINAN foram tratados e carregados no formato disponibilizado pelo TABNET, tornando possível a tabulação de indicadores epidemiológicos de prevalência e  de detecção de casos novos, além das variáveis essenciais para monitoramento dos casos notificáveis. Esta possibilidade de cruzamento das informações coletadas coloca nas mãos dos gestores na área de saúde mais uma ferramenta de monitoramento cuja utilização certamente auxiliará na eliminação desta doença infectocontagiosa em todo o país.

Além da ampliação do escopo da base de notificações, foram acrescidos novos conteúdos para tabulação:

·         Número de nervos afetados;

·         Número de contatos registrados coorte;

·         Número de contatos examinados coorte;

·         Proporção de contatos examinados na coorte;

·         Número curados PB+MB;

·         Total casos novos na coorte e

·         Proporção de cura na coorte.

O acesso aos dados pode ser feito a partir do caminho Início -> Informações de saúde (TABNET) -> Epidemiológica e Morbidade -> Casos de hanseníase - desde 2013 ou clicando aqui.

Para retirar dúvidas em relação ao uso do TABNET ou sobre as informações contidas na tabulação leia o arquivo Notas técnicas.

 



Clique para fechar janela


Ministério da Saúde / DATASUS - Departamento de Informática do SUS
Espl. dos Ministérios Bloco G Anexo A, 1ºand - sala 107 Cep:70.058-900 -
Copyright © 2008 - Datasus. Todos os direitos reservados.
Créditos | Acessibilidade |