Oficina Desafios do e-Saúde - Terminologias

Oficina Desafios do e-Saúde - Terminologias

Oficina Desafios do e-Saúde – Terminologias.

Conforme divulgado anteriormente, realizou-se na Fiocruz em Brasília-DF, no dia 05 de março de 2013 a Oficina “Desafios do e-Saúde – Terminologias”, na qual foram apresentadas varias palestras, que no seu conjunto fazem parte do Projeto Visão de e-Saúde para o Brasil. Foram 18 palestras na quais cada palestrante falou de sua realidade e dos sistemas envolvidos,  sempre com uma visão de planejamento para futuro. 

Nesta coluna, publicaremos os principais temas abordados em algumas destas palestras. A primeira delas será sobre o TISS - Padrão de Troca de Informações da Saúde Suplementar, regulamentado pela Resolução Normativa nº 305, de 09/10/2012 da ANS.

Padrão de Troca de Informações da Saúde Suplementar – TISS

A Agencia Nacional de Saúde Suplementar – ANS utiliza-se do TISS como padrão de comunicação obrigatório para as trocas eletrônicas, entre os agentes da Saúde Suplementar, dos dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos, , padronizando assim as ações administrativas de verificação, solicitação, autorização, cobrança, demonstrativos de pagamento e recursos de glosas, como também objetivando agilizar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde, e ainda para  compor o Registro Eletrônico de Saúde.

 

ANS

 

O padrão TISS – que já está na versão 3.00 - tem por diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Ministério da Saúde, e, também, a redução da assimetria de informações para os beneficiários de planos privados de assistência à saúde.  Para mais informações,

veja em: http://www.ans.gov.br/espaco-dos-prestadores/tiss.

Existe um grupo de trabalho chamado  COPISS – Comitê de Padronização das Informações em Saúde, criado especialmente para promover o desenvolvimento e propor o aprimoramento do Padrão TISS.  O COPISS é composto por representantes da ANS, do Ministério da Saúde, das operadoras de planos privados de assistência à saúde, dos prestadores de serviços de saúde, das instituições de ensino e pesquisa e das entidades representativas de usuários de planos privados de assistência à saúde.

CPISS

 

Para o desenvolvimento de suas atividades, o COPISS poderá contar com a participação de convidados, escolhidos entre entidades, cientistas e técnicos com conhecimentos na área, e poderá ainda constituir Grupos Técnicos para a elaboração de estudos e pareceres temáticos. Para mais informações, veja em: http://www.ans.gov.br/participacao-da-sociedade/copiss.

 

 A seguir a apresentação realizada na oficina sobre o TISS.

Para visualizar o documento em PDF, favor clicar AQUI

 



Clique para fechar janela


Ministério da Saúde / DATASUS - Departamento de Informática do SUS
Espl. dos Ministérios Bloco G Anexo A, 1ºand - sala 107 Cep:70.058-900 -
Copyright © 2008 - Datasus. Todos os direitos reservados.
Créditos | Acessibilidade |