DATASUS participou da Joint ISO/TC 215 & CEN/TC 251 Working Groups Meeting.

DATASUS participou da Joint ISO/TC 215 & CEN/TC 251 Working Groups Meeting.

No período de 23 a 26 de setembro de 2012, foi realizada a reunião anual conjunta da ISO (International Standardization Organization) e CEN (Comité Européen de Normalisation), em Viena, Áustria. A Joint ISO/TC 215 & CEN/TC 251 Working Groups Meeting contou com a participação da delegação brasileira da ABNT, representando o Brasil. O DATASUS fez parte dessa delegação, por intermédio dos servidores José Carlos Jorge e Glauci de Oliveira Simonetti .

                                                                                  

A ISO é a organização responsável pelo fórum mundial que concentra especialistas em torno do consenso na elaboração de normas internacionais. Na área de Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde existe o TC215 (Comitê Técnico de Informática em Saúde), que tem como objetivo a adoção de padronização no campo da Informação para a Saúde e das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Saúde. No Brasil, a ABNT é a associação responsável pelo processo de normalização, tendo na CEEIS (Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde) um espelho nacional do TC215. O TC215 é composto por 33 países participantes e 23 países observadores, tendo editado e publicado 101 normas.

 

A reunião anual das comissões nacionais que estudam normas e padrões para Informática em Saúde em conjunto com outras instituições associadas a ISO&CEN tem como objetivo discutir experiências de adoção e aplicação de normas, bem como propor novas normas internacionais e discutir ajustes nas normas existentes, buscando sempre o consenso sobre sua adequação às mais diversas realidades e às inovações na área. Cabe a cada delegação, incluindo a brasileira, participar da formulação das normas, apresentar e defender as alterações propostas pelo país, assim como votar sobre a proposição de novos itens de trabalho ou de alterações nas normas existentes. Cada grupo de trabalho, ao fim de suas discussões, produziu uma lista de resoluções que foram apresentadas, debatidas e votadas na plenária de encerramento.

 

O evento ISO & CEN Meeting adota processos democráticos em busca de consenso em torno de ações em TI em Saúde. A formatação do evento estabelece objetividade e seriedade na discussão dos assuntos abordados. A secretaria do evento apresenta roteiros de correção de condutas (ISO Procedures) e metas a serem atingidas. Há muita qualidade nos trabalhos apresentados, e diligência na forma de condução das reuniões. Tudo segue um plano de trabalho previamente acordado.

As normas oriundas do esforço dessas organizações detalham questões sobre segurança, privacidade, arquitetura, interoperabilidade, dentre outros importantes temas essenciais para a evolução da Informática em Saúde.

 



Clique para fechar janela


Ministério da Saúde / DATASUS - Departamento de Informática do SUS
Espl. dos Ministérios Bloco G Anexo A, 1ºand - sala 107 Cep:70.058-900 -
Copyright © 2008 - Datasus. Todos os direitos reservados.
Créditos | Acessibilidade |