Versão 1.3 do TabWin

Versão 1.3 do TabWin

Encontra-se disponível para download a versão 1.3 do programa Tab para Windows - TABWIN, que incorpora alguns acertos e sugestões feitas pelos nossos usuários. As principais novidades são as seguintes:

No diálogo de Abrir/importar mapa, agora é possível importar mapas gerados pelos softwares de geoprocessamento mais em uso no Brasil, permitindo converter, automaticamente, as bases cartográficas geradas pelos municípios. Assim, o TabWin passa a importar diretamente polígonos, linhas e pontos gerados nos seguintes formatos:

ARC/INFO Exports (.E00)

ArcView Shapefile (.SHP)

Atlas GIS Ascii (.BNA)

EpiMap Ascii Boundary (.BND)

MapInfo Interchange (.MIF)

Criada a possibilidade de salvar as linhas do quadro no formato .CNV, muito útil com mapas importados.

Criado novo diálogo, para o estabelecimento das classes do mapa temático, que permite visualizar o HISTOGRAMA de freqüências relativo aos limites das classes em vigor.

Criado, no menu Arquivo/Avançado, a opção que permite compactar e expandir arquivos DBF sem sair do Tabwin, dispensando pois a utilização dos utilitários DOS de linha de comando COMPDBF.EXE e EXPDBF.EXE.

Criada opção, na janela de tabulação, para testar a integridade da compressão do arquivo teste. Isto é feito testando-se o CRC (Ciclic Redundancy Check), criado durante a compressão do arquivo tipo DBC, O uso desta opção, que pode aumentar em 50% o tempo de tabulação, pode ser necessário se houver dúvidas quanto à integridade dos arquivos, podendo ser recomendável em ambientes de rede ou outros em que possa ter ocorrido a deterioração dos arquivos armazenados.

Em ampliações maiores (Zoom), dependendo do driver de vídeo e memória disponível, as áreas externas à região em zoom podiam, indevidamente, se refletir sobre a área de desenho. O problema foi minimizado ao desenhar-se somente os polígonos que tenham pelo menos um ponto dentro da área de zoom.

Uma tabulação, com as linhas definidas a partir de um .DBF, na qual fosse solicitada a discriminação dos valores não classificados, seria cancelada, sempre que houvesse mais de dois items a discriminar. Expandida a capacidade para discriminar até 200 códigos nessa condição.

Para obter a relação completa das alterações efetuadas nesta versão, inclusive as correções realizadas, veja o arquivo HISTORIA.TXT, incluído no pacote de arquivos do TABWIN.

O arquivo de HELP que acompanha o TabWin ainda não reflete todas as alterações efetuadas nesta versão. Assim, que disponível, será colocada uma nota informando esta condição.

O DATASUS está aceitando sugestões que visem incorporar melhorias e correções ao programa. Para qualquer crítica, dúvida ou sugestão, envie mensagem para o Datasus.



Clique para fechar janela


Ministério da Saúde / DATASUS - Departamento de Informática do SUS
Espl. dos Ministérios Bloco G Anexo A, 1ºand - sala 107 Cep:70.058-900 -
Copyright © 2008 - Datasus. Todos os direitos reservados.
Créditos | Acessibilidade |