Expansão das informações de Mortalidade e Nascidos

Expansão das informações de Mortalidade e Nascidos

A partir de agora, as informações de Mortalidade e Nascidos Vivos são apresentadas com um detalhamento bem maior que era feito até então. Destacamos as seguintes informações:

Para Nascidos Vivos: inclusão das variáveis: estado civil da mãe, escolaridade/grau de instrução da mãe, raça/cor, tipo de gravidez, valor do Apgar no 1º minuto, valor do Apgar no 5º minuto, existência de anomalia congênita e código da anomalia congênita.

Para Mortalidade: as informações de mortalidade foram desdobradas em 5 itens:

Mortalidade geral: detalhamento das informações já existentes, contendo os óbitos não fetais, sendo que foram incluídas as variáveis de raça/cor, escolaridade/grau de instrução, estado civil e local de ocorrência. Foram suprimidas as variáveis de assistência médica, pelos problemas de interpretação da mesma, e de óbito materno, já que foi criado um grupo de informações específico para isto.

Óbitos infantis: contém os óbitos de menores de 1 ano, com as variáveis: idade, sexo, raça/cor, local de ocorrência, município de ocorrência, município de residência, idade da mãe, escolaridade/grau de instrução da mãe, duração da gestação, tipo de gravidez, tipo de parto, óbito em relação ao parto, peso ao nascer e causa de óbito (por capítulo e lista de mortalidade).

Óbitos maternos: contém os óbitos considerados maternos a partir de 1996 (ver os critérios utilizados na nota técnica), com as variáveis: idade, raça/cor, estado civil, escolaridade/grau de instrução, local de ocorrência, município de ocorrência, município de residência, causa do óbito (por grupo, categoria e subcategoria), tipo de causa obstétrica e morte em relação ao parto ou puerpério.

Óbitos por causas externas: contém os óbitos por causas externas, com as variáveis: idade, sexo, raça/cor, estado civil, escolaridade/grau de instrução, local de ocorrência, município de ocorrência, município de residência, causa do óbito (por grande grupo, grupo e categoria) e indicativo de acidente de trabalho.

Óbitos fetais: apresenta os óbitos fetais, com as mesmas variáveis dos óbitos infantis.



Clique para fechar janela


Ministério da Saúde / DATASUS - Departamento de Informática do SUS
Espl. dos Ministérios Bloco G Anexo A, 1ºand - sala 107 Cep:70.058-900 -
Copyright © 2008 - Datasus. Todos os direitos reservados.
Créditos | Acessibilidade |